quarta-feira, 27 de junho de 2012

A CRIATIVIDADE É DOS ALUNOS!!!

Não podemos nós pensarmos que tudo o que repassamos as crianças seja certo ou melhor para eles, então devemos provocá-los para que inovem e saiam do modelo simplista de " O MESTRE MANDOU VOCÊS REPETEM". A proposta da ordem unida criativa é nós militares ensinarmos o método, e os alunos criam sua própria evolução. As crianças do 5º e 4º anos da escola PINÓS estão em fase avançada de aprendizado da ordem unida, e a cada dia se dedicam mais e mais.

sábado, 16 de junho de 2012

O PROJETO "QUARTEL NA ESCOLA", CHEGOU NA ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO HOFF, E ATENDE A DUAS TURMAS. NESTE SEGUNDO ENCONTRO OS ALUNOS OUVIRAM O 1º TEN. CASTRO E O SD CARDOSO NA PALESTRA "CRIANÇAS DE ONTEM E HOJE". O TEMA É UMA COMPARAÇÃO DO MODELO EDUCACIONAL DE OUTRAS ÉPOCAS EM RELAÇÃO AO ATUAL, E COMO AS CRIAÇAS PODEM MUDAR PARADIGMAS ATRAVÉS DA SUA PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E EM SUA COMUNIDADE. TAMBÉM FOI DISTRIBUIDA UMA REVISTA DA TURMA DA MÔNICA COM O TEMA " ESSA HISTÓRIA PRECISA TER FIM", REFERINDO-SE AO CONSUMO DE DROGAS POR CRIANÇAS.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ampliando Os Projetos Sociais

Nestas duas últimas semanas o Quartel na Escola passou a abranger a escola Fernando Hoff. A proposta fundada pelo Sd CARDOSO recebeu como multiplicadores o Ten CASTRO, o Sgt WANDERLAI e o Sd MÁRCIO. As turmas do Avanço receberam palestra e treinamento de Ordem Unida. A Ordem Unida inicia com o aprendizado de quatro movimentos: sentido, descansar, cobrir e firme. Com sentido e descansar ensinamos postura e sincronia. Com o cobrir e o firme trabalhamos a cobertura e o alinhamento. Depois de bem assimilado, começamos a fazer caminhada no mesmo passo (marchando no passo sem cadência), e aí progredimos para passo ordinário (marchando com cadência). Isto mantendo a cobertura e o alinhamento. Além disto foi distribuída a cartilha da Turma da Mônica, usada como instrumento de discussão sobre a questão das drogas. Esta tem a dupla utilidade de prevenir quanto ao uso de drogas, e incentivar a leitura. Quem desejar receber de forma virtual pode solicitar pelo e-mail luis-castro@brigadamilitar.rs.gov.br. LUÍS GIOVANI ADAMOLI CASTRO 1º Ten – Cmt 2º Pel – 2ª Cia – 31º BPM Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 993, do dia 08/06/12,

quarta-feira, 16 de maio de 2012

o futsal do projeto "QUARTEL NA ESCOLA" terá seu primeiro desafio no mês de junho, quando deve
realizar uma partida amistosa com uma equipe de São Lourenço do Sul. Esperamos proporcionar uma experiência diferenciada para todos os participantes!!!!!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012











SEGUINDO NOSSA FILOSOFIA DE APOIAR A ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DESENVOLVEMOS EXERCÍCIOS ONDE COLOCAMOS OS ALUNOS NA FUNÇÃO DO POLICIAL PERANTE SEU PELOTÃO. ASIM ELE DESENVOLVE OS COMANDOS DE LIDERANÇA DE GRUPO E POR CONSEQUENCIA, A CRIANÇA PERDE A INIBIÇÃO PERANTE UM GRUPO OU PLATÉIA.

domingo, 6 de maio de 2012

INICIANDO UMA CAMINHADA NO MUNDO DAS LUTAS.

Bom foi com grande prazer que desde a última segunda-feira, (30/04) estou fazendo parte da EQUIPE DE JIU-JITSU DE BARRA DO RIBEIRO.  O professor LEANDRO NAIBERT da Academia Scorpion/ Gracie Jiu-Jitsu, ministra com grande abilidade as aulas no seu DOJO no Club 7 de Setembro. Recomendo a todos que experimente a " ARTE SUAVE" eu experimentei e gostei muito. Em breve estará fazendo parte do nosso projeto. Oss!!





O nosso trabalho também este ano esta contemplando os alunos com oficinas de esportes, e para este 1º semestre o FUTSAL é o esporte escolhido pela direção da escola. Os meninos devem participar de competições escolares e amistosos. O Sd Cardoso, que além de Policial Militar, é profissional de Educação Física e esta trabalhando o esporte com os meninos que de idade entre 9 e 15 anos.
Tão importante quanto ensiná-los a desfilar de forma marcial, é fazer com que trabalhem a LIDERANÇA, pois no decorrer de suas vidas poderão estar em cargos de comando. E no " QUARTEL NA ESCOLA" também trabalhamos questões como responsabilidade, respeito, liderança e espírito de corpo. Nas imagens acima um aluno está comandando sua turma, onde sempre que o professor da turma ou o Sd Cardoso estiverem presentes na entrada para a sala de aula, ou retorno do intervalo, o XERIFE da turma os coloca na formação e determina os comandos necessários para depois, apresentar a turma pronta para irem para a sala ou para o treino com o Sd Cardoso.
Começamos a temoprada 2012 com um pequeno atraso (dia 17/04) devido as minhas férias no mês de  março, mas isto serviu apenas para aumentar a saudade e a expectativa de ambos ( instrutor e alunos) sobre um provável retorno ou não. Mas ai estão crianças do 3º e 4º anos, que mesmo não trabalhando comigo no ano de 2011, assim que nos viram chegando na escola, tomaram a posição marcial de "SENTIDO", em uma demonstração extrema de carinho e respeito conosco e, mostrando que estão com muita vontade e determinados a participarem do projeto. E eu é claro vou fazer de tudo o possível para corresponder a este carinho, OBRIGADO CRIANÇAS.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Salve, Jorge!

Homenageamos nesta data a Jorge, um nobre capadócio que foi oficial romano, e perdeu a vida por assumir-se cristão, quando o Império proibia. Por analogia, saudamos a todos os guerreiros que lutam com dignidade, sejam militares, estivadores, ferroviários, garis, etc... Oss!

sábado, 21 de abril de 2012

Réquiem para o Soldado Ribas

Mesmo estando em licença para tratamento da esposa, me fardei e fui ao enterro de um colega. E fiz questão de levá-la, mesmo precisando de cuidados, e ao meu filho. Não tinha tanta intimidade com o colega morto, mas isto é o que menos importa. Não poderia deixar de ir. Poderia ser qualquer um de nós naquela situação. Quando acontece alguma baixa em confronto, a maioria fica procurando um erro na ação do falecido, para tentar se convencer de que, se estivesse na mesma situação, não iria perecer. Mas a eterna luta entre os policiais e os criminosos é como qualquer batalha, qualquer guerra, e mesmo qualquer enredo de ficção, seja novela, filme ou conto de fadas: Um vence, outro perde, seja o herói ou o vilão. Entendo que ir ao enterro é uma forma de mostrar aos que ficam que vale a pena continuar lutando. Também foi uma oportunidade de mostrar ao meu filho, que tem apenas quatro anos, o quanto custa o sustento nesta profissão. Se ele não a seguir, que pelo menos tenha respeito. Muitos são os que, sendo filhos de colegas, usam isso apenas para tentar se beneficiar. Ao extinto soldado Paulo Roberto Gomes Ribas, natural de Pelotas e morto em confronto com uma quadrilha em Dom Feliciano, desejo que esteja reunido com o Altíssimo, e que saiba que continuaremos honrando sua memória. Aos demais colegas, que saibam estar do lado certo, e que vale a pena continuar. A todos, paz e bem! GIOVANI CASTRO 1º Tenente – Cmt do 2º Pelotão Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 986, do dia 20/04/12

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Parábola da Felicidade

Certa vez um homem perguntou a seu mestre onde poderia encontrar a felicidade. O mestre lhe disse que a encontraria no alto da montanha “X”, passando pela estrada “Y”. Sem maiores perguntas, o homem preparou o material que iria precisar. Calculou que levaria uns três dias na ida, outros três na volta... Uma semana depois, o homem estava de volta, e dirigiu-se ao seu mestre, desolado. - Mestre, passei um dia e meio no alto da montanha “X”, e não encontrei a felicidade. A comida estava quase no fim, e então retornei. Deveria ter esperado mais? - Não! - Deveria eu ter feito jejum? - Isso só faria ficares com fome... - Então o que deu errado? - Deverias ter olhado para os lados. - Como assim, mestre? - Na pressa de chegar onde achavas que estaria a felicidade, não viste as flores na estrada, nem as velhas árvores que ali estavam quando teus avós eram crianças. Não viste o lago onde belas jovens se banhavam alegremente. Não viste as famílias de agricultores trabalhando, nem as pinturas feitas por suas esposas. E pior do que tudo isto, não fizeste nenhum amigo pelo caminho... - Vou voltar lá, mestre... - Na vida não se pode repetir tentativas. Já recebeste a lição. A felicidade não é um lugar onde se chega, é um caminhar aprendendo o caminho. Pratica a meditação e a luta, mas vive com alegria. E lembra que os maiores tesouros da vida não se compram com dinheiro: Família, amizade e saúde. Oss! GIOVANI CASTRO http://projetobudobm.blogspot.com

terça-feira, 27 de março de 2012

QUARTEL NA ESCOLA RETOMA ATIVIDADES A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA 02/04/12

O Projeto "QUARTEL NA ESCOLA" retoma suas atividades para o ano de 2012, na próxima segunda feira dia 02/04/12. Neste primeiro contato, uma reunião com a direção da escola PINÓS ira definir as atividades que serão executadas no educandário.