A CRIATIVIDADE É DOS ALUNOS!!!
Não podemos nós pensarmos que tudo o que repassamos as crianças seja certo ou melhor para eles, então devemos provocá-los para que inovem e saiam do modelo simplista de " O MESTRE MANDOU VOCÊS REPETEM". A proposta da ordem unida criativa é nós militares ensinarmos o método, e os alunos criam sua própria evolução. As crianças do 5º e 4º anos da escola PINÓS estão em fase avançada de aprendizado da ordem unida, e a cada dia se dedicam mais e mais.
Esta iniciativa tem por finalidade contribuir na formação sócioeducativa dos alunos da escola João Evangelista Pinós, previnir quanto a utilização de drogas licitas e ilícitas e consumo de alcool, estreitar a relação das crianças com o policial militar e com os profissionais da escola proporcionando um ambiente de cooperação e respeito.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
sábado, 16 de junho de 2012
O PROJETO "QUARTEL NA ESCOLA", CHEGOU NA ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO HOFF, E ATENDE A DUAS TURMAS. NESTE SEGUNDO ENCONTRO OS ALUNOS OUVIRAM O 1º TEN. CASTRO E O SD CARDOSO NA PALESTRA "CRIANÇAS DE ONTEM E HOJE". O TEMA É UMA COMPARAÇÃO DO MODELO EDUCACIONAL DE OUTRAS ÉPOCAS EM RELAÇÃO AO ATUAL, E COMO AS CRIAÇAS PODEM MUDAR PARADIGMAS ATRAVÉS DA SUA PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E EM SUA COMUNIDADE. TAMBÉM FOI DISTRIBUIDA UMA REVISTA DA TURMA DA MÔNICA COM O TEMA " ESSA HISTÓRIA PRECISA TER FIM", REFERINDO-SE AO CONSUMO DE DROGAS POR CRIANÇAS.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Ampliando Os Projetos Sociais
Nestas duas últimas semanas o Quartel na Escola passou a abranger a escola Fernando Hoff. A proposta fundada pelo Sd CARDOSO recebeu como multiplicadores o Ten CASTRO, o Sgt WANDERLAI e o Sd MÁRCIO. As turmas do Avanço receberam palestra e treinamento de Ordem Unida. A Ordem Unida inicia com o aprendizado de quatro movimentos: sentido, descansar, cobrir e firme. Com sentido e descansar ensinamos postura e sincronia. Com o cobrir e o firme trabalhamos a cobertura e o alinhamento. Depois de bem assimilado, começamos a fazer caminhada no mesmo passo (marchando no passo sem cadência), e aí progredimos para passo ordinário (marchando com cadência). Isto mantendo a cobertura e o alinhamento.
Além disto foi distribuída a cartilha da Turma da Mônica, usada como instrumento de discussão sobre a questão das drogas. Esta tem a dupla utilidade de prevenir quanto ao uso de drogas, e incentivar a leitura.
Quem desejar receber de forma virtual pode solicitar pelo e-mail luis-castro@brigadamilitar.rs.gov.br.
LUÍS GIOVANI ADAMOLI CASTRO
1º Ten – Cmt 2º Pel – 2ª Cia – 31º BPM
Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 993, do dia 08/06/12,
quarta-feira, 16 de maio de 2012
quinta-feira, 10 de maio de 2012
SEGUINDO NOSSA FILOSOFIA DE APOIAR A ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DESENVOLVEMOS EXERCÍCIOS ONDE COLOCAMOS OS ALUNOS NA FUNÇÃO DO POLICIAL PERANTE SEU PELOTÃO. ASIM ELE DESENVOLVE OS COMANDOS DE LIDERANÇA DE GRUPO E POR CONSEQUENCIA, A CRIANÇA PERDE A INIBIÇÃO PERANTE UM GRUPO OU PLATÉIA.
domingo, 6 de maio de 2012
INICIANDO UMA CAMINHADA NO MUNDO DAS LUTAS.
Bom foi com grande prazer que desde a última segunda-feira, (30/04) estou fazendo parte da EQUIPE DE JIU-JITSU DE BARRA DO RIBEIRO. O professor LEANDRO NAIBERT da Academia Scorpion/ Gracie Jiu-Jitsu, ministra com grande abilidade as aulas no seu DOJO no Club 7 de Setembro. Recomendo a todos que experimente a " ARTE SUAVE" eu experimentei e gostei muito. Em breve estará fazendo parte do nosso projeto. Oss!!
Bom foi com grande prazer que desde a última segunda-feira, (30/04) estou fazendo parte da EQUIPE DE JIU-JITSU DE BARRA DO RIBEIRO. O professor LEANDRO NAIBERT da Academia Scorpion/ Gracie Jiu-Jitsu, ministra com grande abilidade as aulas no seu DOJO no Club 7 de Setembro. Recomendo a todos que experimente a " ARTE SUAVE" eu experimentei e gostei muito. Em breve estará fazendo parte do nosso projeto. Oss!!
O nosso trabalho também este ano esta contemplando os alunos com oficinas de esportes, e para este 1º semestre o FUTSAL é o esporte escolhido pela direção da escola. Os meninos devem participar de competições escolares e amistosos. O Sd Cardoso, que além de Policial Militar, é profissional de Educação Física e esta trabalhando o esporte com os meninos que de idade entre 9 e 15 anos.
Tão importante quanto ensiná-los a desfilar de forma marcial, é fazer com que trabalhem a LIDERANÇA, pois no decorrer de suas vidas poderão estar em cargos de comando. E no " QUARTEL NA ESCOLA" também trabalhamos questões como responsabilidade, respeito, liderança e espírito de corpo. Nas imagens acima um aluno está comandando sua turma, onde sempre que o professor da turma ou o Sd Cardoso estiverem presentes na entrada para a sala de aula, ou retorno do intervalo, o XERIFE da turma os coloca na formação e determina os comandos necessários para depois, apresentar a turma pronta para irem para a sala ou para o treino com o Sd Cardoso.
Começamos a temoprada 2012 com um pequeno atraso (dia 17/04) devido as minhas férias no mês de março, mas isto serviu apenas para aumentar a saudade e a expectativa de ambos ( instrutor e alunos) sobre um provável retorno ou não. Mas ai estão crianças do 3º e 4º anos, que mesmo não trabalhando comigo no ano de 2011, assim que nos viram chegando na escola, tomaram a posição marcial de "SENTIDO", em uma demonstração extrema de carinho e respeito conosco e, mostrando que estão com muita vontade e determinados a participarem do projeto. E eu é claro vou fazer de tudo o possível para corresponder a este carinho, OBRIGADO CRIANÇAS.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Salve, Jorge!
Homenageamos nesta data a Jorge, um nobre capadócio que foi oficial romano, e perdeu a vida por assumir-se cristão, quando o Império proibia. Por analogia, saudamos a todos os guerreiros que lutam com dignidade, sejam militares, estivadores, ferroviários, garis, etc...
Oss!
sábado, 21 de abril de 2012
Réquiem para o Soldado Ribas
Mesmo estando em licença para tratamento da esposa, me fardei e fui ao enterro de um colega. E fiz questão de levá-la, mesmo precisando de cuidados, e ao meu filho. Não tinha tanta intimidade com o colega morto, mas isto é o que menos importa. Não poderia deixar de ir. Poderia ser qualquer um de nós naquela situação.
Quando acontece alguma baixa em confronto, a maioria fica procurando um erro na ação do falecido, para tentar se convencer de que, se estivesse na mesma situação, não iria perecer.
Mas a eterna luta entre os policiais e os criminosos é como qualquer batalha, qualquer guerra, e mesmo qualquer enredo de ficção, seja novela, filme ou conto de fadas: Um vence, outro perde, seja o herói ou o vilão.
Entendo que ir ao enterro é uma forma de mostrar aos que ficam que vale a pena continuar lutando. Também foi uma oportunidade de mostrar ao meu filho, que tem apenas quatro anos, o quanto custa o sustento nesta profissão. Se ele não a seguir, que pelo menos tenha respeito. Muitos são os que, sendo filhos de colegas, usam isso apenas para tentar se beneficiar.
Ao extinto soldado Paulo Roberto Gomes Ribas, natural de Pelotas e morto em confronto com uma quadrilha em Dom Feliciano, desejo que esteja reunido com o Altíssimo, e que saiba que continuaremos honrando sua memória. Aos demais colegas, que saibam estar do lado certo, e que vale a pena continuar. A todos, paz e bem!
GIOVANI CASTRO
1º Tenente – Cmt do 2º Pelotão
Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 986, do dia 20/04/12
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Parábola da Felicidade
Certa vez um homem perguntou a seu mestre onde poderia encontrar a felicidade. O mestre lhe disse que a encontraria no alto da montanha “X”, passando pela estrada “Y”. Sem maiores perguntas, o homem preparou o material que iria precisar. Calculou que levaria uns três dias na ida, outros três na volta...
Uma semana depois, o homem estava de volta, e dirigiu-se ao seu mestre, desolado.
- Mestre, passei um dia e meio no alto da montanha “X”, e não encontrei a felicidade. A comida estava quase no fim, e então retornei. Deveria ter esperado mais?
- Não!
- Deveria eu ter feito jejum?
- Isso só faria ficares com fome...
- Então o que deu errado?
- Deverias ter olhado para os lados.
- Como assim, mestre?
- Na pressa de chegar onde achavas que estaria a felicidade, não viste as flores na estrada, nem as velhas árvores que ali estavam quando teus avós eram crianças. Não viste o lago onde belas jovens se banhavam alegremente. Não viste as famílias de agricultores trabalhando, nem as pinturas feitas por suas esposas. E pior do que tudo isto, não fizeste nenhum amigo pelo caminho...
- Vou voltar lá, mestre...
- Na vida não se pode repetir tentativas. Já recebeste a lição. A felicidade não é um lugar onde se chega, é um caminhar aprendendo o caminho. Pratica a meditação e a luta, mas vive com alegria. E lembra que os maiores tesouros da vida não se compram com dinheiro: Família, amizade e saúde.
Oss!
GIOVANI CASTRO
http://projetobudobm.blogspot.com
terça-feira, 27 de março de 2012
QUARTEL NA ESCOLA RETOMA ATIVIDADES A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA 02/04/12
O Projeto "QUARTEL NA ESCOLA" retoma suas atividades para o ano de 2012, na próxima segunda feira dia 02/04/12. Neste primeiro contato, uma reunião com a direção da escola PINÓS ira definir as atividades que serão executadas no educandário.
Assinar:
Postagens (Atom)